COMPRA DE MERCADORIA - MANIFESTO DO DESTINATÁRIO
- FONTE: FISCO ALERTA
- 4 de out. de 2018
- 1 min de leitura

Todo documento emitido com o CNPJ da empresa deverá ser enviado para a contabilidade.
É imprescindível que esta documentação seja enviada mensalmente, para que o cumprimento da apuração fiscal e demais obrigações tributárias sejam realizadas dentro do prazo, evitando penalidade de multas por infrações junto aos órgãos competentes.
Com a emissão da nota fiscal eletrônica NF-e, o Fisco já tem como saber que houve a compra da mercadoria, sendo assim o departamento de compra da empresa terá que ter o controle das mercadorias adquiridas.
A contabilidade não tem como assumir esse compromisso, pois é necessário que a empresa faça também o Manifesto do Destinatário (confirme que realmente fez a compra da mercadoria).
Existem algumas opções para fazer esse controle:
Nota Fiscal Paulista: Dentro dessa plataforma existe modulo de consulta de “documentos recebidos” das compras internas (compras dentro do estado de SP).
https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx?ReturnUrl=%2fConsultaNF%2faltera.aspx
Monitor Documentos Fiscais – Fiscal IO: É um sistema gratuito e poderá fazer manifesto do destinatário das compras internas e interestaduais (compras dentro e fora do estado de SP).
OBS: Por ser um programa gratuito o mesmo poderá ser descontinuado ou até mesmo passar a ser cobrado pelo uso do software.(Deverá ter certificado digital).
https://m.fiscal.io/consulta-nfe-cte-baixa-xml-da-sefaz
Alertamos que cada documento não escriturado sofrerá penalidades conforme o Artigo 527 RICMS/00.
Comentários